Psicologia




"O bem-estar físico, o bom relacionamento com os outros, com os acontecimentos de vida e connosco próprio dependem do equilíbrio mental, emocional, físico, profissional e social. Através do auto-conhecimento e do desenvolvimento de outros potenciais mentais e emocionais é possível encontrar o que temos de melhor, tornando a vida uma experiência rica e satisfatória."                    

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica consiste na aplicação de testes que permitem obter informação e compreender o funcionamento psicológico da pessoa, no sentido de detectar perturbações que possam estar a afectar a sua vida emocional e o seu bem-estar. Enquanto na Medicina são realizados exames físicos para detectar a causa de uma doença, na Psicologia a avaliação psicológica permite aceder às causas de determinado mal-estar psicológico ou emocional. Se nos adultos a avaliação psicológica pode ser indispensável para o esclarecimento de um diagnóstico ou quando há necessidade de apresentar provas de capacidades ou incapacidades, nas crianças este processo ganha uma grande dimensão, uma vez que elas não se exprimem da mesma forma que um adulto. Na maioria das vezes não conseguem traduzir em palavras o seu mal-estar, sofrimento e pensamentos. Assim, a avaliação psicológica pode ser útil para apurar se o nível de desenvolvimento mental em que a criança se encontra, está adequado à sua idade.

Ludoterapia (Crianças)

A Ludoterapia é a terapia pelo brincar. Consiste num processo terapêutico adequado para idades mais precoces. As crianças não estão ainda munidas do vocabulário necessário para traduzir em palavras as suas emoções e sentimentos, e então fazem-no através do brincar. Este processo, permite ao Psicólogo explorar os aspectos emocionais e promover a resolução das dificuldades que os originam. Em cada sessão, a criança pode optar por brincar, desenhar ou conversar. É através deste jogo, que vai exteriorizando as suas emoções e sentimentos, permitindo ao psicoterapeuta reorganizar o seu aparelho psíquico. Através do diagnóstico e acompanhamento psicológico da criança podemos prevenir e corrigir precocemente muitas das disfunções emocionais que podem surgir ao longo do desenvolvimento infantil e juvenil. Tais como:

- Dificuldades de aprendizagem
- Dificuldades relacionais e de socialização
- Insucesso escolar
- Hiperactividade
- Perturbação emocional (descontrolo, agressividade, apatia, instabilidade de humor)
- Perturbação do sono
- Perturbações de ansiedade e fobias
- Perturbações de eliminação (enurese / encoprese)


Psicoterapia (Adolescentes e Adultos)

A Psicoterapia é um modelo de intervenção centrado nos recursos psicológicos da pessoa, que visa a progressiva evolução para a saúde, equilíbrio e crescimento emocional. Ajuda à mudança e à evolução interior, contribuindo para uma melhor percepção dos outros e de si próprio. A Psicoterapia não tem como objectivo o aconselhamento e a sugestão. Não são propostas soluções mágicas para os problemas que são vividos pela pessoa. É a própria pessoa que encontra a chave para a resolução dos seus problemas. O principal objectivo da Psicoterapia é trazer á consciência e à compreensão da pessoa os conflitos intrapsíquicos que estão na base dos sintomas que apresenta. Assim, a partir desta consciencialização e compreensão, os sintomas deixarão de fazer sentido, havendo um aumento e melhor utilização das funções e recursos, bem como uma maior capacidade de manejar os factores ambientais. Cada pessoa tem o seu próprio timing em Psicoterapia. Muitas vezes os sintomas e formas de funcionamento existem há muitos anos e não é possível ultrapassá-los de um momento para o outro. A Psicoterapia é um caminho que o Psicoterapeuta e a pessoa que o procura percorrem em conjunto. Algumas situações em que a Psicoterapia é adequada:

- Alterações de humor
- Dificuldades relacionais
- Ansiedade e fobias
- Depressão
- Perturbações do comportamento alimentar
- Processo de luto
- Stress pós-traumático
- Adaptação a estados de doença


                Serviço de  Psicologia


Equipa técnica - Drª Anabela Reis
                         - Drª Irina Maduro


      » Educacional e desenvolvimento ( bébés e crianças )
      » Clínica ( crianças e adultos )
      » Gerontologia ( clínica de idosos )
         Neuropsicologia

             > Avaliação
             > Diagnóstico
             > Intervenção

 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário